terça-feira, 12 de agosto de 2008

PIRATIANTES


Além dos azuis de céu/ de mar a pirataria vai, navega/ veleja bem!... Nem aí para gratidão barata ou cara, vai e vem que chega aos sabores dos ventos não importa se esses vêm do norte/sul, frios ou quentes, rápido/rapidíssimo me chega um som caveira/pirata.

A caveira não está morta, pelo contrário está vivinha da Silva ou de outros nomes/sobrenomes que fazem o Capitão Gancho quase um frágil Peter Pan, que por mais que ele (o Capitão Gancho) fosse presunçoso jamais imaginaria tantos adeptos nas esquinas, praças, centros comerciais mundo a fora praticantes fiéis/infiéis do seu ofício. Barata ou cara a pirataria não infringe só as normas comerciais viola também nosso sentidos; no meu caso como músico percebo que há na maioria das vezes uma preferência no que se diz respeito à música; será que essa música de fácil acesso/digestão vende mais ou seus ouvintes não questionam estes CD/DVD se este disco é original ou digamos cópia/falso/pirata?

Talvez aí o que importe mesmo seja o produto na mão, no quesito original/legal não é diferente, quando você compra CD/DVD do seu artista preferido você pergunta quanto ele vai receber por esse/aquele produto comprado/vendido a você? Se souber talvez tenha aquela mesma sensação que alguns passageiros de embarcações têm; muita náusea, a ponto de colocar o seu estomago pelo avesso. Ache a coisa um tanto caveira ou quer dizer pirata, sabe? Penso que por isso muitos artistas se lançam nas ondas/correntes de mares independentes.

Timoneiros/marujos/mestres-proeiros, de Capitão Gancho/ Barba Azul todos nós, mediante ao conceito de ética temos um pequeno pouco; quem de nós não já pirateamos a idéia/carinho/presença do outro? Na pirataria de objetos remamos hora contra, hora á favor. O vento (nosso bolso) é quem dá a direção. Qualquer destino a ser tomado seja por um mar fingido/calmo legal, seja por um mar agitado/sinuoso numa mínima/média/grande/mega-escala somos coniventes/navegantes/tripulantes/piratiantes.

Jorge Dissonância – Cantor e compositor.

Nenhum comentário: